top of page
1996 Viena e Budapeste
Fiz este programa de uma semana em Viena e Budapeste em 1996 e gostei gostei.
Viena é uma cidade monumental, capital do antigo Império Austro-Húngaro, mas muito acolhedora e arrumada. Excepto os palácios de Schonbrun e Belvedere, quase tudo o que tem mais interesse está localizado no Ring, ou RingStrasse, uma avenida em forma de anel, onde estão os principais monumentos da cidade, como a Ópera, o Palácio Hofburg e alguns museus, onde se destaca o de História da Arte, pela sua arquitectura e riqueza interior.
O Schonbrun, com os seus jardins, é uma versão do Palácio de Versailles, quando este inspirou muitos outros palácios na Europa, como o nosso Palácio de Queluz, ou o da imperatriz Catarina II em Pushkin, S. Petersburgo.
Gostei muito de passear pelo Ring, de a meio da tarde seguir o hábito vienense de tomar café e comer uma fatia de bolo, o que tem o seu expoente máximo na famosa Sachertorte no Café Landtman.
Viajei depois de comboio até Budapeste. Não era a cidade que é hoje, tinha menos turismo porque o fim do bloco de leste tinha ocorrido há pouco tempo, aos dias de semana, depois de jantar, quase não havia gente na rua, nem sequer na Vaci Utca, a rua mais famosa por ser muito comercial.
Em Budapest fiquei alojado num Hotel Ibis relativamente longe do centro da cidade, o que me obrigou a aprender a usar o metro.
Gostei muito do passei pela cidade, de estar em Buda e de estar em Peste, o edifício do parlamento é do outro mundo e acabámos (eu e a minha ex) a visita com um jantar no casino de Budapeste ao som de balalaicas.
São duas cidades a não perder e, se tiver essa oportunidade, não deixarei de regressar a ambas.
bottom of page