top of page
1997 Bruxelas e Bruges
Estive em Bruxelas em 1997 numa visita de uma semana que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Instituto Politécnico de Beja organizou às instituições europeias. Além de mais algumas escalas sem sair do aeroporto, não voltei a Bruxelas.
Foi um momento interessante, porque foi exactamente quando foram anunciados os países que poderiam entrar no Euro, logo no início da moeda única, em Janeiro de 2001. E foram todos. Os funcionários da nossa representação permanente na UE exultavam de alegria.
Na Comissão Europeia fomos recebidos pelo Dr Carlos Costa, então chefe de gabinete do comissário português João de Deus Pinheiro, que mais tarde seria governador do Banco de Portugal.
Foi ele quem nos chamou a atenção para a sobriedade das lojas e zonas comerciais de Bruxelas, comparadas com os pomposos centros comerciais de Lisboa. O Colombo era muito recente e era o posto do que se via em Bruxelas. O Dr Carlos Costa explicava o caso como sendo nós a vivermos acima das nossas possibilidades. Mais tarde confirmei exactamente o mesmo em Amesterdão.
Grand Place e Hotel de Ville
O Menneken Pis é uma estatueta pequena na esquina de uma rua, é muito conhecida, muito famosa, um ex-libris da cidade, mas sinceramente tem muito pouco para ver.
Mais bonito é o Palácio Real.
Não é possível ir a Bruxelas e não jantar as típicas moulles, uma panelada de mexilhões acompanhada por cerveja e batatas fritas, ou não fossem as batatas fritas de origem belga. Já no que respeita a cerveja, é melhor pedir uma marca conhecida. A Bélgica é conhecida pelas suas muitas cervejas artesanais, todas elas bem escuras, castanhas, algumas quase pretas. Mas é preciso ter a mente bem aberta para gostar.
Mini Europa e o Atomium, não visitei mas estão em todos os guias e sugestões de visita em Bruxelas
Uma das coisas de que mais gostei nesta viagem foi da visita a Bruges, uma cidade medieval, que fizemos no sábado por termos o dia todo livre.
Visitar Bruges
Bruges, cidade medieval lindíssima famosa pelos seus canais. Um passeio de barco pelos canais é obrigatório
Bruges, praça principal, a Burg Square
bottom of page