top of page

2018 Copenhaga e Estocolmo

inicio copenhaga

Dia 1 -  Copenhaga

Fiz Lisboa Copenhaga no voo das 7 da manhã, cheguei a Copenhaga, fiz check-in no hotel e às 13 horas estava na rua. O objectivo do dia era fazer um reconhecimento do centro da cidade, onde iria visitar locais nos dias seguintes. Rapidamente cheguei ao centro, na doca de Nyhavn, que ficava a 200 metros do hotel. Aproveitei a luz solar que se fazia sentir apesar do céu encoberto e fotografei o local. Segui para Charlottenborg, fazendo uma paragem no MacDonalds para almoçar.
Em seguida fui até ao Palácio Real de Amalienborg para me aperceber das distâncias. Era perto. Apreciei o local sempre de olho nos guardas do palácio, com o barrete igual ao dos guardas ingleses de Buckingham Palace.
De caminho decidi conhecer outro trajecto até ao centro, seguindo pela rua mais a norte, indo ter à Igreja de Mármore, onde no interior estava a decorrer um concerto de música clássica de Páscoa. Demorei um bocado a apreciar a boa música e a fotografar o local. Muito bonito. E chegado ao centro aproveitei para ainda ir à Stroget, a rua do comércio, cheia de movimento.

Dia 2 -  Copenhaga

Comecei o dia cedo para ir ao ponto mais a ocidente do meu plano, os Jardins do Tivoli, passando por Charlotenborg e pelo Palácio de Christianborg.
Apreciei o Palácio de Christianborg por fora e gostei da arquitectrura. No amplo espaço em frente treinava-se hipismo de carruagem.
Seguiu-se a Torre Redonda, que tive de subir no que foi uma espécie de prova de esforço, para apreciar a cidade desde um ponto alto. É muito bonito, sobressaem os telhados vermelhos e verdes, e as torres das igrejas e dos vários palácios da cidade.
E como tinha ainda tempo, fui até ao Castelo de Rosenborg, sempre a pé, para desfrutar da cidade, e porque a distâncias não são grandes.
O Castelo Rosenborg é relativamente pequeno, mais pequeno do que se poderia esperar, sendo aquele onde está guardado o tesouro da coroa dinamarquesa. Aproveitei e visitei o palácio por dentro. Tem salas muito bem decoradas, riquíssimas, que vale a pena ver.
Ficando com a tarde livre, regressei a pé do castelo até ao centro, voltando a passar pelo Palácio Real de Amalienborg, onde os guardas são uma das principais atracções, e voltando a apreciar a fachada da Igreja de Mármore.
O resto do dia foi passado em Nyahnv e nas redondezas.

Dia 3 -  Copenhaga

O tempo não ajudou neste dia, esteve chuvoso o dia todo, principalmente de manhã. O meu objectivo era ir de manhã pela margem do canal até à Pequena Sereia, para depois regressar apé até ao centro.
Pela margem fui apreciando a outra margem do canal e o edifício da Ópera. A chuva não ajudou mas consegui fazer o percurso. A Pequena Sereia é um local emblemático da cidade, muito procurado por turistas, apesar da pouca espectacularidade do monumento. Mais interessante é o que se encontra por perto, com a Igreja de Santo Albano e o Kastellet, um quartel do exército dinamarquês, de traça simples, mas bonito pelo colorido dos edifícios vermelhos e amarelos.
No regresso passei pelo Mudeu do Design e pela Igreja Ortodoxa, chegando a Nyhavn para almoçar e atravessar o canal da parte da tarde.
Atravessei pelo ponte mais larga, rumo à Igreja Cristãi que estava fechada e por isso não pude visitar. Segui depois para a Igreja  Do Nosso Salvador Entrei e vi o interior. Simples mas bonito, com um altar ladeado de bonitas e grandes estátuas de mármores, que contrastam com o fundo azul da zona do altar.
A visita a Copenhaga terminou com a visita a Christiania, uma zona de artistas e paredes grafitadas,  conhecida pela excentricidade e pela venda de artesanato produzido pelos residentes. Consegui resistir e ir fotografando, apesar de saber que os residentes detestam ser fotografados. Fi-lo até que me vieram avisar que, se continuasse, me tirariam a câmara.
Terminada a revista regressei a Nyhavn, onde passeei o resto do dia.

Dia 4 – voo Copenhaga – Estocolmo e tarde em Estocolmo

Nevou em Copenhaga no dia anterior. De manhã havia neve nas ruas e gelo no aeroporto de Kastrup, em Copenhaga. Fiz o voo de 55 minutos no voo da SAS, que sofreu algum atraso, mas que me permitiu chegar a Estocolmo, ir até ao hotel, fazer o chech-in e estar na rua  cerca das 14:45 para fazer a minha primeira exploração da cidade.
O Central Hotel é bom e bem localizado, a 10-15 minutos a pé do centro da cidade, a Gamla Stan, ou cidade velha.
Comecei por almoçar no MacDonalds que fica mesmo perto do hotel, para depois me embrenhar pelas ruas e pontes que dão acesso ao centro, para me aperceber das distâncias e ficar a conhecer os caminhos a seguir nos dias seguintes.
Acabei por atravessar a ponte junto ao edifício da Ópera, passando pela frente do edifício do Parlamento, e dei por mim na cidade velha. Lindíssima, com edifícios coloridos, ocre o alaranjados, muitos comércio e muitos turistas na rua. O tempo estava esplêndido, só apanhei bons dias de sol em Estocolmo. Passei pelo exterior de duas igrejas, fui até Stortorget, a prça central da cidade velha, onde ficam os edifícios mais interessantes e o Museu Nobel, e passei pelo Palácio Real, cujo pátio estava repleto de turistas vendo os guardas reais, e contornei o palácio, descendo até ao canal para apreciar a outra margem. Muito bonito. Regressei pela ponte que fica nas traseiras do Parlamento, passando pela Igreja de S. Jacob e pela Ópera, regressando ao hotel pela rua sem trânsito.
Acabei por encontrar uma steak house australiana junto ao hotel, que tinha uns bifes espetaculares e onde jantei nos 3 dias que estive em Estocolmo.

Dia 5: Estocolmo

Fiz o programa previsto para este dia, indo (sempre a pé) até à parte do canal fronteira à Câmara Municipal, para apreciar duas estátuas e a Câmara Municipal vista do outro lado do canal. O percurso levou-me a passar por edifícios antigos e muitos bonitos, e por uma praça antiga de rara beleza.
No programa seguia-se uma subida ao elevador Katarina. Com o centro de Estocolmo transformado num verdadeiro estaleiro, devido ao enorme número de obras de remodelação em cursos, não foi fácil encontrar o caminho. Com a ajuda de um simpatiquíssimo homem da sobras, lá dei com a entrada para o elevador. O local estava deserto. Subi e dei com o patamar de onde se vê Estocolmo de cima, completamente vazio. Havia uma porta de acesso ao exterior que percebi que se podia fechar e eu poderia ficar fechado no exterior. Deixei a mochila a prender a porta para que esta não se fechasse, e dei uma espreitadela muito rápida. Fiz apenas 3 fotos, até porque os painéis de acrílico sujos prejudicavam a imagem.
Desci e fui até à cidade velha, mas por outro percurso, onde passeei o resto da manhã.
Reservei a tarde para o Museu do Vasa, uma navio antigo que esteve afundado no canal e que foi recuperado, e em torno do qual se construiu um museu, muito didáctico, que atrai muitíssimos visitantes.
Sendo um ex-oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, interesso-me por história naval e tenho visitado muitos navios museu espalhados pelo mundo.
Com vários pisos e réplicas de vários conveses do navio, o museu está muito bem concebido, permitindo ver o navio de vários níveis. Embora o exterior tenha perdido a pintura e os ornamentos estejam degradados pelo tempo que o navio passou debaixo de água, podemos saber como ele era por um modelo enorme que existe no local. Decididamente, seria um navio imponente e impressionante, uma obra-prima da arquitectura naval sueca.
Visitado o museu fiz o longo percurso de regresso ao hotel a pé, ao longo do canal, apreciando os edifícios imponentes e o colorido das ruas. O canal ainda parcialmente gelado é muito bonito de ver.

Dia 6 – Estocolmo

Depois do que vi nos dias anteriores, reservei este último dia para visitar a Câmara Municipal. Além de dominar a paisagem quando vista de fora, eu sabia que tinha um interior muito interessante. Fui a pé até ao edifício, apreciando de perto. Entrei no pátio interior, rodeado de colunas de estilo italiano e fui até à margem do canal para desfrutar do dia de sol que iluminava as casas coloridas da outra margem.
Fiz seguidamente a visita guiada. Começámos pelo pátio de traça italiana onde se realizam os jantares dos prémios Nobel, subimos as escadarias, passámos por várias salas e fomos até à sala de reuniões onde se realizam as sessões camarárias. Seguimos pelas várias salas até ao salão dourado, onde se realizam os bailes dos prémios Nobel.
Com o programa cumprido, voltei a Strortorget e ao Palácio Real, onde pude assistir ao render da guarda. E passei o resto de dia passeando pela cidade velha, e visitando a Igreja de S. Jacob e o Museu de Arte Mediterrânica.
Gostei da viagem. Fui sem expectativas elevadas e isso permitiu fazer um balanço muito positivo.
vídeos desta viagem aqui
Hotéis:
Copenhaga: Maritime Hotel – simples, num edifício antigo, mas muito bem localizado
Estocolmo: Central Hotel – um verdadeiro 3 estrelas de qualidade e muito bem situado
fotos copenhaga

Fotos 2018 Copenhaga e Estocolmo

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - centro da cidade

Copenhaga - centro da cidade

Copenhaga - Palácio Real Amalienborg

Copenhaga - Palácio Real Amalienborg

Copenhaga - Igreja de Mármore

Copenhaga - Igreja de Mármore

Copenhaga - Igreja de Mármore

Copenhaga - Igreja de Mármore

Copenhaga - Igreja de Mármore

Copenhaga - Igreja de Mármore

Copenhaga - Teatro Real

Copenhaga - Teatro Real

Copenhaga - Torre Redonda

Copenhaga - Torre Redonda

Copenhaga - vista da Torre Redonda

Copenhaga - vista da Torre Redonda

Copenhaga - vista da Torre Redonda

Copenhaga - vista da Torre Redonda

Copenhaga - vista da Torre Redonda

Copenhaga - vista da Torre Redonda

Copenhaga - vista da MG_0695 - Cópia

Copenhaga - vista da MG_0695 - Cópia

Copenhaga - Castelo Rosenborg

Copenhaga - Castelo Rosenborg

Copenhaga - Igreja Nosso Salvador

Copenhaga - Igreja Nosso Salvador

Copenhaga - Igreja Nosso Salvador

Copenhaga - Igreja Nosso Salvador

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn

Copenhaga - Nyhavn à noite

Copenhaga - Nyhavn à noite

Copenhaga - Nyhavn à noite

Copenhaga - Nyhavn à noite

Copenhaga - Pequena Sereia

Copenhaga - Pequena Sereia

Copenhaga - Kastellet

Copenhaga - Kastellet

Copenhaga - Kastellet

Copenhaga - Kastellet

Copenhaga - Kastellet

Copenhaga - Kastellet

Copenhaga - igreja ortodoxa

Copenhaga - igreja ortodoxa

Copenhaga Palácio Real Amalienborg

Copenhaga Palácio Real Amalienborg

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - vista do canal

Estocolmo - vista do canal

Estocolmo - cidade velha91 - Cópia

Estocolmo - cidade velha91 - Cópia

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - Igreja Alemã

Estocolmo - Igreja Alemã

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - Igreja Alemã

Estocolmo - Igreja Alemã

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - Strotorget

Estocolmo - Strotorget

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - Palácio Real

Estocolmo - Palácio Real

Estocolmo - Palácio Real

Estocolmo - Palácio Real

Estocolmo - centro da cidade

Estocolmo - centro da cidade

Estocolmo - centro da cidade

Estocolmo - centro da cidade

Estocolmo - Palácio Real189 - Cópia

Estocolmo - Palácio Real189 - Cópia

Estocolmo - Palácio Real

Estocolmo - Palácio Real

Estocolmo - traseiras do Parlamento

Estocolmo - traseiras do Parlamento

Estocolmo - Palácio Real - Cópia

Estocolmo - Palácio Real - Cópia

Estocolmo - Praça da Ópera

Estocolmo - Praça da Ópera

Estocolmo - Parlamento e Palácio Rea

Estocolmo - Parlamento e Palácio Rea

Estocolmo canal junto ao Parlamento

Estocolmo canal junto ao Parlamento

Estocolmo canal junto ao Parlamento

Estocolmo canal junto ao Parlamento

Estocolmo vista do canal

Estocolmo vista do canal

Estocolmo vista do canal

Estocolmo vista do canal

Estocolmo vista do canal

Estocolmo vista do canal

Estocolmo - Câmara Municipal

Estocolmo - Câmara Municipal

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - Stortorget

Estocolmo - Stortorget

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - cidade velha

Estocolmo - Câmara Munic5886 - Cópia

Estocolmo - Câmara Munic5886 - Cópia

Estocolmo - Câmara Municipal

Estocolmo - Câmara Municipal

Estocolmo - centro da cidade

Estocolmo - centro da cidade

vídeos copenhaga

vídeos 2018 Copenhaga e Estocolmo

Dia 1 - Copenhaga
Dia 2 - Copenhaga
Dia 3 - Copenhaga
Dia 4: Voo Copenhaga - Estocolmo
Dia 4 - Estocolmo
Dia 5 - manhã em Estocolmo
Dia 5 - tarde em Estocolmo
Dia 6 - Estocolmo
P1070046
P1060003
IMG_9030
IMG_9857
IMG_8280
IMG_6822
IMG_6218
IMG_6611
IMG_9024
IMG_8268
P1050066
IMG_9938
IMG_7381
IMG_7588
IMG_7946
IMG_5717
IMG_6063
IMG_5698
IMG_5687
IMG_4678
IMG_4583
IMG_3800
IMG_4577
IMG_4464
IMG_3181
IMG_2653
IMG_3178
IMG_2399
IMG_1592
IMG_1630
IMG_1984
IMG_0500
IMG_0204
IMG_0356
IMG_0416
IMG_0377
IMG_0240
IMG_0006
IMG_4461
IMG_4248
IMG_2241
IMG_1660
IMG_0530
IMG_0677
IMG_5717
IMG_6611
IMG_6218
11Sagres
Sagres
sobre mim

Nascido em 1958, ex-oficial da Armada, ex-professor no Instituto Politécnico de Beja, dedicado a viajar sempre que possível

 

ler mais

 

Abu Dhabi   Açores   África do Sul   Alemanha   Angola   Argentina   Áustria   Bélgica   Bermudas   Birmânia/Myanmar   Bolívia   Bósnia i Herzgovina   Benim   Botswana   Brasil   Brunei   Butão   Camboja   Canárias   Chile   China   Colômbia   Creta   Croácia   Dinamarca   Dubai    Egipto   El Salvador   Emirados Árabes Unidos   Eslováquia    Eslovénia  Espanha   Essuatíni   Estados Unidos da América   Estónia   Finlândia   França   Gana   Guatemala   Grécia   Holanda   Honduras   Hong Kong   Hungria   Índia   Indonésia   Inglaterra   Islândia   Israel   Itália   Japão   Jordânia   Laos   Letónia   Lituânia   Macau   Madeira   Malásia   Marrocos   Moçambique   Mongólia   Montenegro   Namíbia   Nepal   Noruega   País de Gales   Peru   Polónia   Qatar   Quénia   RDA   Reino Unido   República Checa   Rússia   Sérvia   Singapura   Suécia   Suíça   Tailândia   Tanzânia   Territórios Palestinianos   Tibete   Togo   Turquia   Uruguai   Uzbequistão   Vaticano   Venezuela   Vietname   Zâmbia   Zanzibar   Zimbabué

© 2016 António Júlio Toucinho da Silva

bottom of page