top of page
inicio Belgrado
2023 Sérvia (Belgrado, Sremski Karlovci e Novi Sad)
inclui fotos e vídeos
Esta foi uma escapadinha marcada por mim em muito pouco tempo. Tinha outros planos que saíram gorados e decidi ir conhecer Belgrado, que já estava na minha lista há muito tempo.
No primeiro dia fiz um percurso que passou pelo famoso Hotel Moskva e pelo antigo ministério da defesa, que foi bombardeado pela NATO em 1999 e que os sérvios deixaram ficar como ficou para recordar o que designam como “a agressão da NATO”. Dali segui para o lindíssimo Templo de São Sava, uma dos maiores templos ortodoxos com ícones e murais maravilhosos. Passei pelo Museu Nikola Tesla, la Assembleia Nacional e pelo antigo Palácio Presidencial.
Reservei a tarde para explorar as redondezas do Prince Rooftop Hotel: a Praça da República, a rua Mihaila e a rua Skadarska.
No segundo dia reservei um tour a Bovi Sad, a segunda cidade da Sérvia, a 70 km de Belgrado. Começámos por visitar o mosteiro de Kusedol, com 800 anos. Lindíssimo. Seguimos para Sremski Karlovci onde passámos por uma prova de vinhos e seguimos para Nivi Sad onde visitámos a fortaleza, com uma vista fabulosa sobre a cidade.
O terceiro dia foi dedicado ao parque e à fortaleza de Kalemegdan. É uma fortaleza antiquíssima, destruída e reconstruída ao longo dos séculos. Tem um estupendo museu militar com muitas máquinas de guerra da 2ª guerra mundial, onde se destacam um tanque T34 soviético, um Panzer mark II, um mark iv e uma bateria de mísseis antiaéreos Sam 3.
O parque tem um monumento de agradecimento ao franceses, uma estátua The Viktor e uma pequena igreja, a Kusica, muito bonita, com um belíssimo iconostásio e candelabros decorados com invólucros de bala.
O tempo restante foi passado pelas ruas da cidade, apreciando o movimento. O povo sérvio é muito simpático e agradável.
Como nota final deixo um aviso: em Belgrado convém evitar a todo o custo o recurso aos táxis. No regresso ao aeroporto fui roubado pelo taxista. Entreguei-lhe 4 notas de 2000 dinars e ele tinha preparadas 4 de 200. Rapidamente trocou umas por outras para me dizer que eu me tinha enganado e lhe tinha dado 800 dinars em vez dos 8000 que na realidade lhe entreguei. Eu nem tinha 4 notas de 200. Além disso os táxis que vi usam um telefone móvel com uma aplicação como taxímetro, que não está à vista e que o taxista tem sempre em cima do colo. Aquilo pode vir a marcar tudo o que eles quiserem. Repito: fijam dos táxis de Belgrado porque são roubo certo.
Fotos Belgrado
Fotos de Belgrado

























vídeos de Belgrado
videos Belgrado
Dia 1
Dia 2
Dia 3 - manhã
Dia 3 - tarde e noite
bottom of page