top of page

2023 África do Sul (Kruger National Park - KAPAMA Private Reserve) e Zâmbia (Lusaka, Mfwee, South Luangwa National Park)
 

inicio Kruger
Esta viagem foi um sonho realizado. Depois de fazer safaris em vários países de África e ter estado nos principais parques de safari, que me tinham maravilhado, faltava-me o Kruger. Há quem diga maravilhas, outras pessoas nem tanto, e eu precisava ver com os meus próprios olhos. Mas numa reserva privada, porque nas zonas públicas não se pode sair do asfalto e só se vêem os animais que vêm até à estrada.E, como até aqui tinha visto poucos leopardos, quase sempre de relance, decidi procurar o melhor parque de safaris para ver leopardos. Encontrei-o na Zâmbia, o South Luangwa, e faz jus à fama que tem.Depois de uma viagem
atribulada, com uma escala para esquecer em Joanesburgo, cheguei a Hoedspruit, o aeroporto que serve a zona norte do Kruger, a norte de Mpumalanga e já na província do Limpopo.
Mas a minha mala ficou em Joanesburgo. Os serviços de handling da Emirates e da Airlink não se entendem.

Passei uma noite sem roupa nem escova de dentes e, graças ao pessoal do Kapama River Lodge, que contactou directamente o aeroporto de Joanesburgo, a minha mala lá chegou na tarde do dia seguinte.
Por sugestão do meu agente de viagens, que por acaso coincidiu com o que eu gostava que me calhasse, fiquei na Kapama Private Reserve, uma reserva privada de 20 mil hectares com vários lodges. Fiquei no mais barato, o Kapama River Lodge, porque ali os preços são altos ou muito altos.
O lodge é magnífico e o pessoal inexcedível. É um hotel de 5 estrelas no meu do Kruger e isso agradou-me muito. Quando chegamos somos entregues a um guia e calhou-me uma jovem africânder formada em conservação da natureza, a Zandrei, que se revelou uma excelente guia, sempre pronta a sair das picadas e entrar na mata quando a situação o recomendava. Excelente. Acabei por fazer todos os 5 safaris com uma família americana de Cincinnati mas de origem sul americana. Um casal e 3 filhos entre os 20 e os 22 anos. Boa gente e boa companhia.
Ali os guias têm uma vida de trabalho dura, além do trabalho de guia fazem outras tarefas, como limpar a piscina. E têm uma escala de serviço exigente, trabalham 21 dias e descansam 7. Para evitar grandes concentrações de jipes à volta de algo interessante, todos os dias os guias recebem uma zona da reserva para onde devem conduzir os turistas. É bom, evitam-se as concentrações de 50 carros que se vêem noutros lados, os rádios são usados para informar outros jipes de algo interessante, mas só os que estão nas redondezas é que têm tempo útil para ir ver o que se passa.
Sendo assim, pode haver safaris mais interessantes que outros. A diversidade existe, vi ali os Big 5, mas os leões vimo-los mais à noite. Foi a primeira vez que fiz safaris nocturnos. Até aqui fazia-se o tradicional e obrigatório sunset drink, arrumava-se a trouxa e ia-se logo para o lodge. Ali não, com o sol a pôr-se antes das 6 da tarde, o safari ia até às 8 e a maior parte era feito já de noite.
Tivemos dois pontos altos. No terceiro dia vimos um leopardo fémea que tinha caçado uma impala pela manhã, e que a tinha guardado no tronco de uma árvore. Fomos alertados por outro jipe para isso, lá fomos, e encontrámos o leopardo a descansar à sombra, porque eram 4 da tarde e fazia bastante calor. Quando viu 2 jipes decidiu aproveitar a refeição, subiu a árvore e comeu sofregamente. Consegui fotos e vídeos excelente.
O outro ponto alto ocorreu na noite anterior. Já de noite, descobrimos alguns leões a descansar no meio da mata, a uns 50 metros da picada. Enquanto os outros jipes desistiram de se aproximar deles, a nossa guia foi ter com eles. Um machos, algumas fêmeas e uns jovens. Pouco tempo depois levantaram-se e começaram a caminhar. Ao segui-los descobrimos mais membros da família e parámos o jipe para os ver à luz da lanterna que o tracker usa durante a noite. Os faróis do jipe estão quase sempre desligados para não denunciar a presença de animais uns aos outros, mas os guias têm consciência de por onde andam, e de tudo o que se passa à sua volta. Percebemos mais adiante a presença de duas leoas mais velhas e, contra o azul escuro que ainda restava do sol que se pôs no horizonte, percebemos a silhueta de uma girafa. Era bem grande. Só podia ser uma emboscada, as leoas mais velhas estavam a emboscar a girafa, para que ela corresse na direcção do resto da família.
Quando estávamos a circundar um arbusto para tentar ver melhor, do nada, aparece-nos a girafa a correr a uma velocidade em direcção ao nosso jipe e evitou-o por uns 5 metros. A guia disse-nos: não imaginam a sorte que têm ao ver uma emboscada destas, é raro, e ainda é mais raro leões tentarem caçar uma girafa. Fazem-no mas as zebras e os búfalos é que são o alimento mais comum, atacar uma girafa é muito perigoso para os leões.
Arrancámos no jipe em direcção ao local onde tínhamos estado, que era onde estava a família de leões, sabendo que, se ouvíssemos ruídos era porque os leões estavam a atacar a girafa. Mas não ouvimos nada. A girafa conseguiu escapar a todo o galope e percebemos que os resto da família de leões não estava a colaborar com as duas mais velhas que montaram a emboscada. Seja como for, no escuro quase total, presenciámos uma emboscada montada por duas leoas a uma girafa. Se fosse de dia teria recolhido belas imagens, mas estas acções ocorrem sobretudo à noite.
Ao quarto dia fiz a mudança para a Zâmbia. Fiz Hoedspruit – Joanesburgo – Lusaka. Pernoitei em Lusaka, no Ciela Resort, um resort magnífico, para na manhã seguinte apanhar o voo doméstico da Proflight Zambia, de Lusaka para Mfwe, e daí ir para o Kafunta River Lodge, junto à entrada do South Luangwa National Park.
 
Ao quarto dia fiz a mudança para a Zâmbia. Fiz Hoedspruit – Joanesburgo – Lusaka. Pernoitei em Lusaka, no Ciela Resort, um resort magnífico, para na manhã seguinte apanhar o voo doméstico da Proflight Zambia, de Lusaka para Mfwe, e daí ir para o Kafunta River Lodge, junto à entrada do South Luangwa National Park.
Um funcionário do Kafunta foi esperar-me ao aeroporto de Mfwe, num jipe aberto de safari, para fazermos o trajecto de cerca de 50 minutos até ao Kafunta River Lodge, por estradas zambianas em mau estado, com populações muito simpáticas nas bermas e pequenas povoações. Por onde passámos. É a parte menos desenvolvida da Zâmbia, já relativamente próxima da fronteira com o Malawi, o que me proporcionou mais um contacto com a África profunda de que tanto gosto.
O Kafunta River Lodge é um de três lodges propriedade da Kafunta Safaris. É um lodge rústico e típico dos lodges de safari que se encontram em África, numa zona muito menos turística que os parques mais famosos. Tinha 18 hóspedes, em parte porque alguns quartos estavam ocupados por sigle person, mas é muito mais tranquilo que o Kapama, que tinha pelo menos 100 hóspedes. E isso permite um tratamento muito mais pessoal e mesmo familiar. Pela gestão das 4 pessoas com quem eu estava em safari, porque tudo
aparentava haver um casal gay e isso é problemático em vários países africanos, não jantávamos juntos. Só o brunch era em conjunto. O jantar era requintado e sofisticado, apresentado pela chefe de sala. Por isso jantei uma noite só com a gerente e outra noite só com o meu guia.É um espaço aberto onde circulam animais, mas não com tanto à vontade como o que eu tinha encontrado no Bostwana. Rotina semelhante à do Kapama. Despertar às 5:15, café/chá com iogurte e uns queques às 5:30 (ainda era noite mas começava a clarear) e saída para safari logo de seguida.
Para entrar no parque podemos seguir por estrada térrea e incómoda até ao portão principal, ou temos como alternativa uma jangada muito pitoresca que leva o jipe em cima e atravessa o rio Luangwa, que é um afluente, bem grande e largo, do Zambeze.
Na época seca o caudal do rio vai baixo, ainda é um rio largo, mas cria como que um pântano em frente à zona comum do lodge, de onde temos uma vista soberba sobre os animais que ali vão comer, tendo em pano de fundo as árvores e as matas do parque. É um privilégio estar-se num lodge com uma vista tão magnífica e tão ampla.
Depois do safari da manhã, que vai das 6 às 10 horas, temos tempo para descansar. Segue-se um brunch servido em buffet às 11:30, tempo para uma sesta, e safari da tarde das 16 às 20 horas, sendo que, em Agosto o sol se põe cedo no hemisfério sul e mais de metade do safari é nocturno.
Vi muitos documentários do National Geographic Wild que me despertaram o interesse pelo South Luangwa. Procurando na internet, vi que é o mais recomendado para ver leopardos, e esse era um dos meus principais interesses. Já tinha visto leopardos no seu habitat no Lago Nakuru e em Aberdare, ambos no Quénia, e no 3 num dia no Serengeti (Tanzânia). Mas tinham sido avistamentos ao longe ou por escassos segundos, quando o leopardo cruzou a picadas entre os jipes e desapareceu no capim. Daí que o meu maior interesse eram os leopardos e os mabecos, o único animal dos safaris africanos que eu ainda não tinha visto.
E posso dizer que o South Luangwa me encheu as medidas. Nunca tinha visto tantos leopardos nem durante tanto tempo. E vi uma família de mabecos a tentar roubar a uma hiena bocadinhos de uma carcaça de puku, já irreconhecível, com abutres e até uma águia pesqueira a tentarem depenicar algo também.
O melhor de tudo foi ver durante larguíssimos minutos, já de noite, um leopardo a comer um búfalo. É raro ver uma acção destas, os búfalos não fazem parte da ementa dos leopardos. Só que era um búfalo que tinha morrido de causas naturais e estava de barriga no chão. Era difícil de abrir e por isso não deitava o cheiro que teria atraído outros necrófagos. Na manhã seguinte voltámos ao local e já estavam 4 hienas de volta da carcaça.
As fotos e vídeos ilustram melhor que qualquer discurso o que vi. E mostram que vim de alma cheia, cheio de vontade de lá voltar.
Viagem organizada pela Quadrante Viagens 

Hotéis/Lodges

Kruger - KAPAMA River Lodge - magnífico, um hotel de 5 estrelas no meio do Kruger
Lusaka - Ciela Resort - maravilhoso, um resort de luxo do grupo Marriot
South Luangwa - Kafunta River Lodge - lodge típico com uma vistainigualável e um tratamento familiar. Deixei lá  amigos

 
Fotos Kruger

Fotos 2023 África do Sul e Zâmbia 

Kruger - Kapama Private Reserve ,South Luangwa, Lusaka e Mfwe

Kruger - Kapama Private Reserve

Kruger - Kapama Private Reserve

Kruger - abutre

Kruger - abutre

Kruger - abutre

Kruger - abutre

Kruger - girafa

Kruger - girafa

Kruger - família de leões à noite

Kruger - família de leões à noite

Kruger - calau de bico amarelo

Kruger - calau de bico amarelo

Kruger - rinoceronte

Kruger - rinoceronte

Kruger - pica-bóis num rinoceronte

Kruger - pica-bóis num rinoceronte

Kruger - hipopótamos

Kruger - hipopótamos

Kruger - leoa solitária

Kruger - leoa solitária

Kruger - pica-bói numa zebra

Kruger - pica-bói numa zebra

Kruger - ginete

Kruger - ginete

Kruger - calau de bico amarelo

Kruger - calau de bico amarelo

leopardo - Kruger

leopardo - Kruger

Este leopardo fémea caçou uma impala pela manhã e pô-la num ramo, a salto de predadores e necrófagos. Encontrámo-la a descansar à sombra mas rapidamente trepou e foi comer. Estava esfomeada

leopardo - Kruger

leopardo - Kruger

Este leopardo fémea caçou uma impala pela manhã e pô-la num ramo, a salto de predadores e necrófagos. Encontrámo-la a descansar à sombra mas rapidamente trepou e foi comer. Estava esfomeada

leopardo - Kruger

leopardo - Kruger

Este leopardo fémea caçou uma impala pela manhã e pô-la num ramo, a salto de predadores e necrófagos. Encontrámo-la a descansar à sombra mas rapidamente trepou e foi comer. Estava esfomeada

leopardo - Kruger

leopardo - Kruger

Este leopardo fémea caçou uma impala pela manhã e pô-la num ramo, a salto de predadores e necrófagos. Encontrámo-la a descansar à sombra mas rapidamente trepou e foi comer. Estava esfomeada

leopardo - Kruger

leopardo - Kruger

Este leopardo fémea caçou uma impala pela manhã e pô-la num ramo, a salto de predadores e necrófagos. Encontrámo-la a descansar à sombra mas rapidamente trepou e foi comer. Estava esfomeada

Kruger - piva ou waterbuck

Kruger - piva ou waterbuck

kobo em sauília

Kruger - civeta

Kruger - civeta

javali africano - South Luangwa

javali africano - South Luangwa

girafa - South Luangwa

girafa - South Luangwa

girafa - South Luangwa

girafa - South Luangwa

búfalo no South Luangwa

búfalo no South Luangwa

família de leões dorme no South Luangwa

família de leões dorme no South Luangwa

família de leões no South Luangwa

família de leões no South Luangwa

pôr do sol no South Luangwa

pôr do sol no South Luangwa

pôr do sol no South Luangwa

pôr do sol no South Luangwa

pôr do sol no South Luangwa

pôr do sol no South Luangwa

nasce o sol no South Luangwa

nasce o sol no South Luangwa

hipopótamos pastaram de noite e regressam à água

hipopótamos pastaram de noite e regressam à água

hipopótamos pastaram de noite e regressam à água

hipopótamos pastaram de noite e regressam à água

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

abutre - South Luangwa

abutre - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

abutre - South Luangwa

abutre - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

abutre - South Luangwa

abutre - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

abutre - South Luangwa

abutre - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

águia pesqueira - South Luangwa

águia pesqueira - South Luangwa

Alguns mabecos caçaram um puku durante a noite e foram chamar o resto da família. Uma hiena tomou conta da carcaça. Quando chegaram tentaram roubar algo do que restava à hiena, mas já havia abutres, e até uma águia pesqueira, a depenicar algo do pouco que restava

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

mabeco - South Luangwa

calau gigante - South Luangwa

calau gigante - South Luangwa

impala - South Luangwa

impala - South Luangwa

puku - South Luangwa

puku - South Luangwa

Rio Luangwa

Rio Luangwa

Rio Luangwa

Rio Luangwa

impala - South Luangwa

impala - South Luangwa

mabecos - South Luangwa

mabecos - South Luangwa

mabecos - South Luangwa

mabecos - South Luangwa

mabecos - South Luangwa

mabecos - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

Leopardo - South Luangwa

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

South Luangwa - hiena

Rio Luangwa

Rio Luangwa

South Luangwa - coffe break

South Luangwa - coffe break

impala - South Luangwaoise-denoise-2

impala - South Luangwaoise-denoise-2

impala - South Luangwa

impala - South Luangwa

impalas - South Luangwa

impalas - South Luangwa

impala - South Luangwa

impala - South Luangwa

impala - South Luangwa

impala - South Luangwa

girafa - South Luangwa

girafa - South Luangwa

girafa - South Luangwa

girafa - South Luangwa

inhala - South Luangwa

inhala - South Luangwa

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

leopardo comendo carcaça de búfalo

jangada do South Luangwa

jangada do South Luangwa

jangada do South Luangwa

jangada do South Luangwa

esperando a jangada

esperando a jangada

jangada do South Luangwa

jangada do South Luangwa

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

hienas - South Luangwa

hienas - South Luangwa

Hienas comendo carcaça de búfalo que morreu de causas naturais e que, no dia anterior, um leopardo tinha começado a comer

inhala jovem correndo

inhala jovem correndo

aves de África

aves de África

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

búfalos no South Luangwa

página desta viagem aqui
página desta viagem aqui
videos Kruger

vídeos 2023 África do Sul e Zâmbia 

Dia 1: KAPAMA Private Reserve - só safari da tarde
Dia 2: KAPAMA Private Reserve - safaris da manhã e o lodge
Dia 2: KAPAMA Private Reserve - safaris da manhã e o lodge
Dia 3: KAPAMA Private Reserve - safari da manhã 
Dia 3: KAPAMA Private Reserve - safari da tarde
Dia 4: Hoedspruit - Joanesburgo - Lusaka
Dia 5: Lusaka - Mfwe - South Luanga
Dia 5: Kafunta River Lodge
Dia 5: South Luangwa - safari da tarde
Dia 6: South Luangwa - safari da manhã
Dia 6: South Luangwa - safari da tarde
Dia 7: South Luangwa - safari da manhã
Dia 7: South Luangwa - safari da tarde
Dia 8: South Luangwa - safari da manhã
P1070046
P1060003
IMG_9030
IMG_9857
IMG_8280
IMG_6822
IMG_6218
IMG_6611
IMG_9024
IMG_8268
P1050066
IMG_9938
IMG_7381
IMG_7588
IMG_7946
IMG_5717
IMG_6063
IMG_5698
IMG_5687
IMG_4678
IMG_4583
IMG_3800
IMG_4577
IMG_4464
IMG_3181
IMG_2653
IMG_3178
IMG_2399
IMG_1592
IMG_1630
IMG_1984
IMG_0500
IMG_0204
IMG_0356
IMG_0416
IMG_0377
IMG_0240
IMG_0006
IMG_4461
IMG_4248
IMG_2241
IMG_1660
IMG_0530
IMG_0677
IMG_5717
IMG_6611
IMG_6218
11Sagres
Sagres
sobre mim

Nascido em 1958, ex-oficial da Armada, ex-professor no Instituto Politécnico de Beja, dedicado a viajar sempre que possível

 

ler mais

 

Abu Dhabi   Açores   África do Sul   Alemanha   Angola   Argentina   Áustria   Bélgica   Bermudas   Birmânia/Myanmar   Bolívia   Bósnia i Herzgovina   Benim   Botswana   Brasil   Brunei   Butão   Camboja   Canárias   Chile   China   Colômbia   Creta   Croácia   Dinamarca   Dubai    Egipto   El Salvador   Emirados Árabes Unidos   Eslováquia    Eslovénia  Espanha   Essuatíni   Estados Unidos da América   Estónia   Finlândia   França   Gana   Guatemala   Grécia   Holanda   Honduras   Hong Kong   Hungria   Índia   Indonésia   Inglaterra   Islândia   Israel   Itália   Japão   Jordânia   Laos   Letónia   Lituânia   Macau   Madeira   Malásia   Marrocos   Moçambique   Mongólia   Montenegro   Namíbia   Nepal   Noruega   País de Gales   Peru   Polónia   Qatar   Quénia   RDA   Reino Unido   República Checa   Rússia   Sérvia   Singapura   Suécia   Suíça   Tailândia   Tanzânia   Territórios Palestinianos   Tibete   Togo   Turquia   Uruguai   Uzbequistão   Vaticano   Venezuela   Vietname   Zâmbia   Zanzibar   Zimbabué

© 2016 António Júlio Toucinho da Silva

bottom of page