top of page
Início Mongol
Mongólia (Ulan Bator, Parque Nacional Terelj, Dalandsadgad, Deserto de Gobi, Dunas de Khongor, Bayanzag, Karakorum, Parque Nacional Hustai)
com duas escalas longas para passeio em Istambul
Dia 1: manhã em Istambul
Como a Turkish Airlines não tem ligações a Ulan Bator com escalas curtas, ficámos uma noite em Istambul, aproveitando para fazer visitas na cidade depois de aterrar.
Foi um prazer enorme revisitar Istambul, nunca me cansarei de visitar a antiga Constantinopla.
Desta vez começámos pela Mesquita Suleymaniye, aquela que, na primeira vez que visitei Istambul, mais me impressionou. É lindíssima e muito grande, as decorações douradas dão um aspecto quase real à mesquita. Seguimos pelos jardins adjacentes, que têm uma vista soberba sobre o Corno de Ouro e sobre o Estreito do Bósforo.
Seguimos pelas ruas da cidade velha, apinhadas de turistas, até à Praça Sultanhamet. Ali não tivemos tempo para visitar nada em concreto, apenas aproveitámos para tomar café e tomar alguma bebida fresca, porque o dia estava quentíssimo, como é normal em Istambul no mês de Julho. Foi a terceira vez que ali estive, na rua que sobe há um restaurante onde almocei nos anos 90 com a minha ex-mulher. E recordei a minha segunda visita à praça. Foi em 2016, um atentado terrorista recente na Praça Taksim, havia criado um ambiente de medo, todos os que ali estavam olhavam em redor. Dessa vez havia pouca gente na rua e muita polícia. Agora a prça tinha ganho de novo a sua vida, gente por todo o lado e um ambiente de muita alegria.
Foi excelente termos aproveitado bem o tempo em Istambul.
DSC09166-sharpen-denoise (1)
mesquita suleymaniye
Praça Sultanhamet
DSC09166-sharpen-denoise (1)
1/30
Dia 2: Ulan Bator
Aterrámos de manhã cedo em Ulan Bator. Tivemos o resto da manhã livre para descansar, mas pudemos logo ter uma ideia da cidade, porque o nosso hotel, o Premium Best Western Hotel, num edifício muito alto mesmo junto à Praça Central, nos permitia uma vista deslumbrante sobre a cidade.
Depois do almoço iniciámos as visitas, começando pela Praça Central, com a estátua de Sukhbaatar, o líder da revolução mongol de 1921, com vários edifícios de traça soviética, entre ele so Teatro Nacional e o Parlamento, dominado pela enorme estátua de Gengis Kan sentado.
A praça é um local de encontro e de convívio para os mongóis. Havia muita alegria e várias famílias se reuniam ali.
Seguimos para o museu de história natural, um excelente museu que valeu muito a pena visitar.
Ulan Bator, Praça Central
Ulan Bator, Praça Central
Ulan Bator, Praça Central
Ulan Bator, Praça Central
1/18
Dia 3: Parque Nacional Terelj
Dia dedicado ao Parque Nacional Terelj e à colina Tsonjin Boldog, onde visitámos a maior estátua de Genghis Khan com uma altura de 40 metros.
Começámos por uma formação rochosa com uma forma de tartaruga, rodeada por uma paisagem sempre muito verde. Este ano choveu muito na Mongólia, o que favorece o crescimento dos pastos e é sinal de prosperidade para os mongóis.
Ao visitar o Templo Aryapala, começou a chover, mas ainda conseguimos apreciar uma visão única e maravilhosa do Parque Terelj. Refugiámo-nos num café, onde o dono se dedica à pintura e tem expostos obras magníficas representativas da paisagem local.
O dia terminou com a visita à estátua de Gengis Kan, uma estátua terminada em 2009 com 40 metros de altura, total em aço inoxidável. O brilho da estátua ao sol é impressionante, mas melhor ainda é subir até ao topo, por escadas ou por elevador, para apreciar a paisagem. A vista é única e arrebatadora, tudo verde à nossa volta e uma planície a perder de vista. Que magnífica forma de terminar o dia.
Parque Nacional Terelj
Parque Nacional Terelj
vista da Estátua Gengis Kan
Parque Nacional Terelj
1/22
Dia 4: voo de Unal Bator para o Deserto de Gobi
Este foi um dia quase perdido. O nosso voo para Dalandsadgad, no Deserto de Gobi, foi adiado do início da manhã para o meio da tarde. Assim, tivemos a manhã livre e depois do almoço fomos para o aeroporto. Viajámos num Bombardier CRJ 700 da Mongolia Airlines Regional. E, à chegada, fizemos 4 horas em jipes 4x4, pelo deserto, até ao hotel onde ficámos para, no dia seguinte, começarmos a contactar com o deserto.
Dia 5: Dunas de Khongor
Saímos de manhã cedo para o deserto, rumo às Dunas de Khongor, onde visitámos um Ger, onde uma família nómada nos recebeu e mostrou a forma de viver daquela gente, sempre muito simpática.
Seguiu-se um passeio de camelo, que foi uma experiência que guardarei para sempre na minha memória. Estava incluída na viagem mas só 8 de nós fizemos este passeio.
Seguimos para as dunas, que alguns de nós subiram. Muitos de nós fizemos uma comparação com as do Deserto do Namibe, mas estas são muito mais brancas e, para surpresa de todos, estão rodeadas por uma planície verdejante que nos surpreendeu encontrar no meio d eum deserto.
Depois do almoço deslocámo-nos no jipe para a Garganta de Yoliin Am ou desfiladeiro do abutre do Gobi, onde fizemos uma magnífica caminha de 6 quilómetros, por entre picos rochosos salpicados pelo verde da vegetação.
Convém dizer que estávamos 3 pessoas por jipe, para que todos tivessem a cesso a uma janela e nenhuma fosse no meio de outras duas. E os jipes eram excelentes, marca Lexus e topo de gama. Muito confortáveis. Foram uma excelente forma de conhecer o deserto com toda a comodidade.
Deserto de Gobi
hotel
Deserto de Gobi
hotel
Deserto de Gobi
Deserto de Gobi
hotel
1/21
Dia 6: Penhascos Flamejantes
Depois de uma manhã livre para retemperar forças, depois do almoço seguimos para Bayanzag, passando pelo Bosque de Saxaul, as árvores do Deserto de Gobi e Ulaan Shavar. Bayanzag é mundialmente conhecida pelo famoso Penhasco Flamejante, assim designado devido à cor alaranjada do solo, uma região no deserto de Gobi, onde foram feitas importantes descobertas de fósseis. A área tornou-se famosa, por ter sido o primeiro local onde foram descobertos ovos de dinossauros. Outras descobertas na área incluem exemplares do dinossauro Velociraptor. Visitámos então o Penhasco Flamejante, que percorremos deleitados com a maravilha da paisagem. E terminámos o dia com um jantar ao ar livre, junto ao penhasco, para apreciarmos a cor laranja dos rochedos ao pôr do sol.
Deserto de Gobi
Hotel
DSC01351-denoise
Penhascos Flamejantes
Deserto de Gobi
Hotel
1/22
Dia 7: viagem para Karakorum
Saímos nos veículos 4x4 em direção a Karakorum, na Mongólia Central, antiga capital do Império Mongol durante 40 anos. Chegada e check-in no acampamento. Após o almoço, visitámos o magnífico Museu de Karakorum, a rocha da Tartaruga e subimos à colina de Khan para apreciar uma bonita vista panorâmica sobre o vale do rio Orkhon e sobre a cidade de Ficámos no acampamento Silk Road Camp. A Mongólia está agora a abrir-se ao turismo e ainda encontramos falhas na forma de acolher os turistas, principalmente os ocidentais. Depois de ficarmos em Gers adaptados com casa de banho privativa nos dias anteriores, em Karakorum o resort era magnífico. Os alojamentos tinham de facto a forma de Gers, mas o interior era moderno e não tinha nada a ver com o Gers tradicionais.
O resort tinha excelentes instalações e era lindíssimo. Todavia a comida deixava a desejar.
Deserto de Gobi
Deserto de Gobi
Resort em Karakorum
Deserto de Gobi
1/24
Dia 8: Karakorum
Começámos o dia com a visita ao Mosteiro Erdene Zuu do século XVI, primeiro mosteiro budista na Mongólia, construído com materiais retirados das ruínas de Karakorum. A hora da visita foi escolhida para podermos ver a oração dos monges e os cânticos matinais.
Já visitei muitos templos budistas, talvez os melhores do mundo, mas este é diferente. É um enorme recinto de forma quadrangular, com amplos espaços abertos e vários pavilhões.
Junto ao mosteiro, que estava cheio de turistas, existe uma área comercial muito ampla, com lojas para todos os gostos e uma grande oferta de produtos tradicionais. Entre elas a possibilidade de alugar roupas mongóis e tirar fotos com elas. Os turistas não se aventuraram muito nisso, eram acima de tudo mongóis que o faziam juntando famílias inteiras.
O almoço foi com uma família nómada, que nos recebeu muitíssimo bem e nos apresentou vários produtos locais. Entre eles o Airag, uma bebida mongol feita a partir de leite de cavalo, que vimos estar a ser feita. Almoçámos ao ar livre seguimos para outra colina, com uma vista melhor sobre a cidade de Karakorum.
Terminámos na zona do comércio local, com ruas estreitas e lojas pequenas, que mostram a nível de pobreza que domina todo o país.
Karakorum
Mosteiro Erdene Zuu
Karakorum
Mosteiro Erdene Zuu
Karakorum
resort
Karakorum
Mosteiro Erdene Zuu
1/25
Dia 9: Festival Naadam e Parque Nacional de Hustai
Este foi o dia da viagem de Karakorum para Ulan Bator, com almoço em restaurante local, junto ao qual assistimos a uma versão miniatura do Festival Naadam, o festival mais popular do país e considerado Património Imaterial da Cultura pela UNESCO. Mesmo com alguma chuva, foi um espectáculo que fica na memória. Os artistas exibiram os seus melhores trajes e o seu orgulho mongol. Os lutadores deram um espectáculo maravilhoso e a corrida de cavalos foi magnífica.
Um espectáculo a não perder por quem visita a Mongólia.
Continuámos já quase ao fim da tarde para o Parque Nacional Hustai, também conhecido como Parque Nacional Khustain Nuruu, lar dos raros e ameaçados cavalos de Przewalski ou Takhi, espécie única e selvagem. A sorte esteve connosco, porque tivemos oportunidade de observar os cavalos selvagens Takhi no seu habitat natural e muito perto de nós. Por vezes só se avistam ao longe, mas neste dia vieram até à estrada.
Que privilegiados fomos com esta vista soberba.
Festaival Naadam
Festaival Naadami
Parque Nacional de Hustai
cavalos selvagens
Festaival Naadam
1/25
Dia 10: Ulan Bator
Visitámos o maior e mais importante Mosteiro Budista da Mongólia “Gandan”, declarado como Património da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Fundado em 1809, abriga uma estátua de Megjid Janraiseg (divindade da sabedoria) de 26 metros de altura e possui uma biblioteca com escrituras budistas Gandjuur (8 volumes), comentários (225 volumes) e outros manuscritos usando 9 pedras preciosas.
Visitámos o Museu de Bogd Khaan, o último imperador, construído entre 1893 e 1903, local onde viveu o oitavo Buda da Mongólia e o último rei, Jebtzun Damba Hutagt VIII. O Palácio de Inverno contém uma colecção de presentes recebidos de dignatários estrangeiros, como um par de botas de ouro e um manto feito de 80 raposas. A Declaração de Independência da Mongólia da China também está aqui exposta.
Após o almoço tivemos tempo livre para as últimas compras em Ulan Bator e, ao final da tarde, assistimos a um concerto de folclore Mongol no Teatro Nacional de Ulan Bator. Já assisti a vários espectáculos deste género, em Bangkok e Hanói, mas juntos não chegam perto deste. Verdadeiramente um must, a não perder, que verdadeira maravilha.
O dia terminou com um jantar de despedida num dos melhores restaurantes da cidade.
Ulan Bator
Mosteiro Budista da Mongólia “Gandan”
Ulan Bator
Mosteiro Budista da Mongólia “Gandan”
Ulan Bator
Museu de Bogd Khaan
Ulan Bator
Mosteiro Budista da Mongólia “Gandan”
1/15
Dia 11: Istambul
Aproveitando a escala longa em Istambul, fizemos um cruzeiro no Estreito do Bósforo e visitámos o Mercado Egípcio, ou Mercado das Especiarias.
O cruzeiro foi excelente, e para mim foi uma repetição do que já havia feito na minha primeira visita a Istambul.
O mercado das especiarias foi uma desilusão. Antigamente era um mercado tradicional onde se vendiam especiarias, verdadeiramente típico, onde o cheiro era único e inebriante. Agora foi modernizado, parece o Grande Bazar, tem outros tipos de lojas como souvenirs e ourivesarias. Sinceramente, perdeu o encanto que tinha.
Como o voo de regresso a Lisboa seria ao início da manhã, após jantar peixe num restaurante local, ficámos alojados no Yotel Air, um hotel dentro do aeroporto, já depois de passar os controles de passaportes e de segurança. Na manhã seguinte, após o pequeno-almoço, foi só dirigimo-nos à prta de embarque.
A viagem foi muito bem organizada.
Istambul
Istambul
Istambul
mercado egípcio
Istambul
1/13
Fotos Mongólia
Fotos 2024 Mongólia
IstambulMesquita Suleymaniye | IstambulMesquita Suleymaniye | IstambulMesquita Suleymaniye | IstambulMesquita Suleymaniye |
---|---|---|---|
IstambulMesquita Suleymaniye | IstambulMesquita Suleymaniye | IstambulMesquita Suleymaniye | IstambulMesquita Suleymaniye |
IstambulMesquita Suleymaniye | Istambul | Istambulvista sobre o Bósforo | Istambulvista sobre o Bósforo |
Istambulvista sobre o Bósforo | Istambulvista sobre o Bósforo | Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar |
Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar |
Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar | Istambulo Grande Bazar |
IstambulUniversidade de Istambul | IstambulUniversidade de Istambul | Istambul | IstambulPraça Sultanhamet |
IstambulPraça Sultanhamet | IstambulPraça Sultanhamet | Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central |
Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central |
Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central |
Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central | Ulan Bator | Ulan Bator |
Ulan Bator | Ulan Bator | Ulan Bator | Ulan Bator |
Ulan BatorPraça Central | Ulan BatorPraça Central | Ulan Bator | Ulan BatorPraça Central |
Ulan BatorPraça Central | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj |
Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj |
Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj |
Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj |
Parque Nacional Tereljestátua de Gengis Kan | Parque Nacional Tereljestátua de Gengis Kan | Parque Nacional Tereljestátua de Gengis Kan | Parque Nacional Terelj |
Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj |
Parque Nacional Terelj | Parque Nacional Terelj | Dalandsadgad | Deserto de Gobi |
Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi |
Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Dunas de Khongor |
Dunas de Khongor | Dunas de Khongor | Dunas de Khongor | Dunas de Khongor |
Dunas de Khongor | Dunas de Khongor | Dunas de Khongor | Dunas de Khongor |
Dunas de Khongor | Dunas de Khongor | Dunas de Khongor | visita a Ger |
visita a Ger | visita a Ger | ||
caminhada em desfiladeiroGarganta de Yoliin Am | caminhada em desfiladeiroGarganta de Yoliin Am | Deserto de Gobi | |
Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi |
Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi |
Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes |
Penhascos Flamejantes | Penhascos Flamejantes | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi |
Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi | Deserto de Gobi |
Deserto de Gobi | |||
Karakorum ao fundo | Katakorum ao longe | ||
Katakorum ao longe | Katakorum ao longe | KarakorumHotel | KarakorumHotel |
KarakorumHotel | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu | KarakorumMosteiro Erdene Zuu |
Karakorum | Karakorum | Karakorum | Karakorum |
Karakorum | Karakorum | Karakorum | Karakorum |
Karakorum | Karakorum | Karakorum | Karakorum |
Karakorum | Karakorum | Karakorum | Karakorumvisita a Ger |
Karakorumvisita a Ger | Karakorum | Karakorum | Karakorumzona comercial |
Karakorumzona comercial | KarakorumHotel | KarakorumHotel | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadami | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadami |
Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Festival Naadami | Festival Naadam | Festival Naadam |
Festival Naadam | Parque Nacional Hustaicavalos selvagens | Parque Nacional Hustaicavalos selvagens | Parque Nacional Hustaicavalos selvagens |
Parque Nacional Hustaicavalos selvagens | cavalos selvagenscavalos selvagens | Parque Nacional Hustaicavalos selvagens | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” |
Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMosteiro Budista da Mongólia “Gandan” | Ulan BatorMuseu de Bogd Khaan |
Ulan BatorMuseu de Bogd Khaan | Ulan Bator | Ulan Bator | Ulan Bator |
Ulan Bator | Ulan Bator | Ulan BatorMuseu de Bogd Khaan | Ulan Bator |
Istambul | Istambul | Istambul | Istambul |
Istambul | Istambul | Istambulcruzeiro no Bósforo | IIstambulcruzeiro no Bósforo |
Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo |
Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo |
Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambul | Istambulcruzeiro no Bósforo |
Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo |
Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambulcruzeiro no Bósforo | Istambul |
Istambulmercado egípcio | Istambulmercado egípcio | Istambulmercado egípcio | Istambulmercado egípcio |
Istambulmercado egípcio | Istambulmercado egípcio | Istambulmercado egípcio | Istambulmercado egípcio |
Vídeos Mongólia
Vídeos da Mongólia
Dia 1: Istambul
Dia 2: Ulan Bator
Dia 3: Parque Nacional Terelj
Dia 4: Dunas de Khongor
Dia 4: Garganta de Yoliin Am
Dia 5: Penhascos Flamejantes
Dia 6: viagem para Karakorum
Dias 6 e 7 - resort em Karakorum
Dia 7 - manhã em Karakorum
Dia 7 - tarde em Karakorum
Dia 8 - Festival Naadam
Dia 8 - Parque Nacional de Hustai
Dia 9 - Ulan Bator
Dia 10 - Istambul
bottom of page