top of page

Madrid e arredores

Madrid, Toledo, Escorial e Vale dos Caídos

Estive em Madrid por 4 vezes, duas sozinho, em trabalho, e outras duas em turismo com a família.
Por duas vezes, uma sozinho, outra com a família, fui a uma agência de viagens situada na Praça do Oriente, e comprei um tour pela cidade. Ajudou-me muito a orientar-me e a conhecer a cidade, que é enorme. A partir daí fui por minha conta visitar os locais que me chamaram a atenção. Foi numa altura em que não havia a informação que há hoje na net.
O Museu do Prado, no Passeio do Prado, junto da sede dos Correios de Espanha (um edifício lindo e emblemático localizado na famosa Praça da Cibeles) é a não perder. Tem um espólio riquíssimo com obras dos grandes pintores espanhóis (Velasquez e Góia), e também de pintores do renascimento, como Ticiano.
Ao lado existe um Museu de Marinha. Como ex-oficial da Armada procuro sempre visitar os museus navais, marítimos ou da marinha. Neste caso é um museu interessante mas muito mais pequeno que o nosso e com um espólio mais pobre.
O Centro de Arte Rainha Sofia é um centro de arte moderna cuja atracção principal é o famoso Guernica de Picasso. Visto ao vivo é uma desilusão, como acontece com muitas das obras primas espalhadas pelo mundo. Não tão grande como as fotografias parecem sugerir e com menos impacto visual.
Talvez o que mais me gostou tenha sido o Palácio Real, ou Palácio do Oriente, mesmo ao lado da Catedral de Almudena, na Praça do Oriente, com uma vista fabulosa sobre o parque da Casa de Campo, e com um interior riquíssimo, em nada inferior ao de outras residências reais europeias. A família real já lá não vive, mudou-se para o Palácio da Zarzuela, mas é no Palácio do Oriente que têm lugar os principais actos oficias do estado espanhol. A sala do trono e a sala de porcelana, uma salinha toda forrada com relevos de porcelana são das que mais impressionam os turistas.
Madrid é uma cidade fantástica com avenida largas e imponentes, que impressionam pela sua dimensão e beleza. Não são só os monumentos que mais nos atraem. As míticas Portas do Sol, onde se encontra o Urso que é o símbolo da cidade de Madrid, e a Plaza Mayor, lindíssima e repleta de restaurantes, são locais a não perder.
Um percurso a pé entre a Praça de Espanha e a Cibeles, indo pela Gran Via e regressando pela Calle de Alcalá dá-nos uma ideia da dimensão monumental e arquitectónica de Madrid, fazendo a ligação entre a Madrid dos Habsburgo e a Madrid mais moderna. É a zona ideal para se encontrarem muitos dos bons restaurantes de Madrid e para comer uma tortilha ou uma paelha.
Já as avenidas maiores, como o Passeio da Castelhana e a Calle de Alcalá, dada a sua enorme extensão (11 km ou mais) devem ser percorridas num autocarro para turistas, já que se torna penoso e demorada fazer esse percurso a pé.
A pé vale a pena dar um passeio pelo Parque do Retiro.
Madrid é uma cidade muito interessante também pelos seus arredores. Fiz um tour por Toledo, Escorial e Vale dos Caídos.
Toledo é uma cidade medieval conhecida pelas suas muralhas e pelo aço de Toledo, muito usado no fabrico de espadas e outras armarias.
O Palácio e Mosteiro do Escorial (de San Lorenzo de El Escorial) foi residência de Filipe II (de Espanha), é um complexo magnífico e a não perder. É onde se encontra o Panteão dos Reis de Espanha e conta com uma biblioteca magnífica.
O Vale dos Caídos é uma catedral com dois espaços divididos para não ser maior que a Catedral de S. Pedro em Roma, uma regra que igreja católica tem imposto. Tem como principal atracção o túmulo do ditador, o Generalíssimo Francisco Franco, ponto de romagem dos fascistas espanhóis que lhe prestam homenagem todos os anos.
P1070046
P1060003
IMG_9030
IMG_9857
IMG_8280
IMG_6822
IMG_6218
IMG_6611
IMG_9024
IMG_8268
P1050066
IMG_9938
IMG_7381
IMG_7588
IMG_7946
IMG_5717
IMG_6063
IMG_5698
IMG_5687
IMG_4678
IMG_4583
IMG_3800
IMG_4577
IMG_4464
IMG_3181
IMG_2653
IMG_3178
IMG_2399
IMG_1592
IMG_1630
IMG_1984
IMG_0500
IMG_0204
IMG_0356
IMG_0416
IMG_0377
IMG_0240
IMG_0006
IMG_4461
IMG_4248
IMG_2241
IMG_1660
IMG_0530
IMG_0677
IMG_5717
IMG_6611
IMG_6218
11Sagres
Sagres
sobre mim

Nascido em 1958, ex-oficial da Armada, ex-professor no Instituto Politécnico de Beja, dedicado a viajar sempre que possível

 

ler mais

 

Abu Dhabi   Açores   África do Sul   Alemanha   Angola   Argentina   Áustria   Bélgica   Bermudas   Birmânia/Myanmar   Bolívia   Bósnia i Herzgovina   Benim   Botswana   Brasil   Brunei   Butão   Camboja   Canárias   Chile   China   Colômbia   Creta   Croácia   Dinamarca   Dubai    Egipto   El Salvador   Emirados Árabes Unidos   Eslováquia    Eslovénia  Espanha   Essuatíni   Estados Unidos da América   Estónia   Finlândia   França   Gana   Guatemala   Grécia   Holanda   Honduras   Hong Kong   Hungria   Índia   Indonésia   Inglaterra   Islândia   Israel   Itália   Japão   Jordânia   Laos   Letónia   Lituânia   Macau   Madeira   Malásia   Marrocos   Moçambique   Mongólia   Montenegro   Namíbia   Nepal   Noruega   País de Gales   Peru   Polónia   Qatar   Quénia   RDA   Reino Unido   República Checa   Rússia   Sérvia   Singapura   Suécia   Suíça   Tailândia   Tanzânia   Territórios Palestinianos   Tibete   Togo   Turquia   Uruguai   Uzbequistão   Vaticano   Venezuela   Vietname   Zâmbia   Zanzibar   Zimbabué

© 2016 António Júlio Toucinho da Silva

bottom of page