top of page
Madrid e arredores
Madrid, Toledo, Escorial e Vale dos Caídos
Estive em Madrid por 4 vezes, duas sozinho, em trabalho, e outras duas em turismo com a família.
Por duas vezes, uma sozinho, outra com a família, fui a uma agência de viagens situada na Praça do Oriente, e comprei um tour pela cidade. Ajudou-me muito a orientar-me e a conhecer a cidade, que é enorme. A partir daí fui por minha conta visitar os locais que me chamaram a atenção. Foi numa altura em que não havia a informação que há hoje na net.
O Museu do Prado, no Passeio do Prado, junto da sede dos Correios de Espanha (um edifício lindo e emblemático localizado na famosa Praça da Cibeles) é a não perder. Tem um espólio riquíssimo com obras dos grandes pintores espanhóis (Velasquez e Góia), e também de pintores do renascimento, como Ticiano.
Ao lado existe um Museu de Marinha. Como ex-oficial da Armada procuro sempre visitar os museus navais, marítimos ou da marinha. Neste caso é um museu interessante mas muito mais pequeno que o nosso e com um espólio mais pobre.
O Centro de Arte Rainha Sofia é um centro de arte moderna cuja atracção principal é o famoso Guernica de Picasso. Visto ao vivo é uma desilusão, como acontece com muitas das obras primas espalhadas pelo mundo. Não tão grande como as fotografias parecem sugerir e com menos impacto visual.
Talvez o que mais me gostou tenha sido o Palácio Real, ou Palácio do Oriente, mesmo ao lado da Catedral de Almudena, na Praça do Oriente, com uma vista fabulosa sobre o parque da Casa de Campo, e com um interior riquíssimo, em nada inferior ao de outras residências reais europeias. A família real já lá não vive, mudou-se para o Palácio da Zarzuela, mas é no Palácio do Oriente que têm lugar os principais actos oficias do estado espanhol. A sala do trono e a sala de porcelana, uma salinha toda forrada com relevos de porcelana são das que mais impressionam os turistas.

Palácio Real do Oriente

Catedral de Almudena e Palácio Real

Palacio-Real-de-Aranjuez-gabinete-porcelana-

Palácio Real do Oriente
1/4
Madrid é uma cidade fantástica com avenida largas e imponentes, que impressionam pela sua dimensão e beleza. Não são só os monumentos que mais nos atraem. As míticas Portas do Sol, onde se encontra o Urso que é o símbolo da cidade de Madrid, e a Plaza Mayor, lindíssima e repleta de restaurantes, são locais a não perder.
Um percurso a pé entre a Praça de Espanha e a Cibeles, indo pela Gran Via e regressando pela Calle de Alcalá dá-nos uma ideia da dimensão monumental e arquitectónica de Madrid, fazendo a ligação entre a Madrid dos Habsburgo e a Madrid mais moderna. É a zona ideal para se encontrarem muitos dos bons restaurantes de Madrid e para comer uma tortilha ou uma paelha.
Já as avenidas maiores, como o Passeio da Castelhana e a Calle de Alcalá, dada a sua enorme extensão (11 km ou mais) devem ser percorridas num autocarro para turistas, já que se torna penoso e demorada fazer esse percurso a pé.
A pé vale a pena dar um passeio pelo Parque do Retiro.

Portas do Sol

Gran Via

Centro de Arte Rainha Sofia

Portas do Sol
1/6
Madrid é uma cidade muito interessante também pelos seus arredores. Fiz um tour por Toledo, Escorial e Vale dos Caídos.
Toledo é uma cidade medieval conhecida pelas suas muralhas e pelo aço de Toledo, muito usado no fabrico de espadas e outras armarias.
O Palácio e Mosteiro do Escorial (de San Lorenzo de El Escorial) foi residência de Filipe II (de Espanha), é um complexo magnífico e a não perder. É onde se encontra o Panteão dos Reis de Espanha e conta com uma biblioteca magnífica.
O Vale dos Caídos é uma catedral com dois espaços divididos para não ser maior que a Catedral de S. Pedro em Roma, uma regra que igreja católica tem imposto. Tem como principal atracção o túmulo do ditador, o Generalíssimo Francisco Franco, ponto de romagem dos fascistas espanhóis que lhe prestam homenagem todos os anos.

toledo-espanha

catedral-toledo-espanha

Valle dos Los Caídos - interior

toledo-espanha
1/9
bottom of page