top of page
Roma
Sem contar escalas, estive em Roma apenas uma vez, em 1994, quando era casado e tive o azar supremo de lá estar exactamente durante os 3 dias em que a Capela Sistina esteve encerrada ao público para inauguração após os trabalhos de restauro a que tinha sido sujeita.
Em todo o caso adorei Roma. As igrejas antigas, o Coliseu, as Praças de Espanha e Navonna, a Fontana di Trevi, o Vaticano, a Basílica de S. Pedro.
Fiz também uma visita às catacumbas, que já ficam fora da cidade.
Mas foi em Roma que tive uma péssima experiência no dia do regresso, exactamente antes de pegar as malas no hotel para ir para o aeroporto. Fui roubado. Se estivesse sozinho, ou sabendo o que sei hoje, não tinha acontecido. Alguém sujou as costas do meu casaco com papa de bebé e fui alertado por um grupo de pessoas, que em Itália chamam de ciganos mas que tem aparência da América Latina, de que tinha o casaco sujo. Acto contínuo a minha ex-mulher fez-me parar e pousar o saco que tinha a tiracolo com a câmara de filmar, para ver o que se passava com o casaco. Quando voltei a procurar o saco com a câmara já só lá estava o sítio. Foram-se todas as filmagens que tinha feito e todas as recordações que tínhamos comprado. A partir daí passei a ter um cuidado extremo, como se pode ver na página de dicas sobre segurança.
Apesar do ocorrido gostei muito de Roma e tenciono lá voltar.
Adorei a comida italiana, as pizzas verdadeiramente italianas e as pastas.
Roma é daquelas cidades que não se podem descrever em meia dúzia e imagens. Ficam 2 vídeos de apresentação da cidade.
bottom of page