top of page
topo

Sul de Inglaterra e País de Gales

Oxford, Warwick Castle, Stratford upon Avon, Greenwich, Bedford, Bath, Bristol, Cardiff, Wells, Salisbury, Stonehenge e Yeovilton

Fiz várias visitas ao sul de Inglaterra nos anos 90, nas várias vezes que estive em Londres, e aproveitei o Erasmus que fiz em Bath para conhecer melhor o sul, o oeste e o País de Gales, bem como o Programa Arion que fiz em Bedford.
Visitei:
Oxford, Warwick Castle, Stratford upon Avon (casa onde nasceu Shakespeare), Greenwich: Observatório Astronómico com o meridiano que separa os hemisférios ocidental e oriental, o National Maritime Museu e a Cutty Sark, Bedford, todo o condado de Bedfordshire e parte do Buckinghamshire, Bath e Bristol.
CardiffPortsmouth (todos os museus e navios museu). Wells, Salisbury e StonehengeMuseu do ar em Yeovilton - Fleet Air Arm (museu da aviação naval). Tem o 1º Concord que voou, na configuração em que foram feitos os testes de voo.

Oxford, Warwick Castle, Stratford upon Avon

Fazem-se num tour de 1 dia a partir de Londres. A passagem por Oxford é rápida, apenas para ver o exterior dos edifícios da universidade, entra-se apenas num pátio.
Oxford
Castelo de Warwick: foi o primeiro castelo que visitei em Inglaterra e fiquei fascinado. É um lugar histórico que pela forma como está preservado, permite entender como era a vida naquele lugar há vários séculos atrás.
Stratford Upon Avon é um lugar de visita obrigatória por estar lá a casa onde nasceu William Shakespeare. É uma casa típica com o telhado coberto de uma espécie de colmo, que os ingleses designam por tatch.
topo da página

Greenwich

Greenwich
A ida até Greenwich a partir de Londres faz-se por barco ao longo do Rio Tamisa, num "cacilheiro/ferry" que sai de um dos cais junto ao Big Ben.
Uma das coisas que mais gostei de visitar em Greenwich foi a famosa Cutty Sark, o famoso clipper da rota do chá que bateu todos os records de velocidade, depois de ter sido um navio português, de nome Ferreira (nome da empresa proprietária).
Visitei a Cutty Sark em Greenwich nos anos 90 e vi nas notícias que uns anos mas tarde teve um incêndio. Quando visitei o navio toda a zona do casco abaixo da linha de água tinha uma exposição riquíssima de figuras de proa, as famosas carrancas de proa de outros navios. É uma pena que se tenha perdido.
A seguir à Cutty Sark visitei o National Maritime Museu, um museu riquíssimo onde encontrei para significativa da cartografia portuguesa dos séculos XV a XVII. Um comentário com um funcionário do museu sugeriu-me a marcação de uma visita porque assim seria possível ver o grande espólio de cartografia portuguesa que é pertença do museu e que nos falta em Portugal para ilustrar uma das nossas maiores capacidades: a cartografia náutica e militar. 
Finalmente o Observatório Astronómico que marca a hora oficial de Greenwich (o Tempo Médio de Greenwich) e que marca o meridiano que separa os hemisférios ocidental e oriental.

Bedford

Bedford
Estive em Bedford durante uma semana em 1992, durante uma visita ao abrigo do programa europeu ARION, um programa destinado a permitir que pessoas com responsabilidades na gestão de programas educativos pudessem conhecer e ter contacto com a realidade educativa de outros países europeus.
Gostei de conhecer o funcionamento das escolas, de vários níveis de ensino, e das instalações localizadas em edifícios antigos e muito bonitos.
Extraordinário foi também conhecer os campos sempre verdes de todo o Bedfordshire e parte do Buckinghamshire, aproveitando sempre para almoçar, a preços muito módicos, nos pubs rústicos espalhados pelo condado.
Bath

Bath e Bristol

Fiquei alojado em Bath quando fiz o Erasmus no então Bath Collge of Higher Education, mais tarde Bath University College.
Apesar de ter trabalho todos os dias na "faculdade", tive oportunidade de visitar algumas escolas do condado com um colega da universidade, passeei muito pela cidade, que foi o meu ponto de partida para visitas de fim de semana e fui várias vezes a Bristol, que fica muito próximo.
Como o próprio nome indica, Bath (de nome antigo Bath Spa) foi uma cidade romana e umas termas romanas, cujos edifícios se encontram muito bem preservados.

Cardiff

Cardiff
A ida a Cardiff a partir de Bath faz-se de comboio, num dos cómodos e rápidos comboios ingleses. Uma hora de viagem.
Cardiff, capital do País de Gales, é uma cidade maravilhosa marcada pelo sentimento nacionalista que nos faz encontrar dezenas de bandeiras nacionais de Gales pelas ruas, bem como o dragão, símbolo nacional, esculpido em carvão, assinalando as minas de carvão como uma das principais actividades económicas do país.
No centro da cidade, junto ao Park of Armas, o estádio nacional de Gales, encontra-se o Castelo de Cardiff, o mais bonito e mais rico castelo medieval que conhecido no Reino Unido. 

Portsmouth

Portsmouth
Portsmouth é um ponto de visita obrigatório para quem como eu foi oficial de Marinha e tem gosto pelos navios e pelas coisas do mar.
Visitei Portsmouth a partir de Bath, numa viagem de comboio de cerca de 2 horas, passando por Southampton.
O ponto alto dfa visita a Portsmouth é o HMS Vicotry, o navio almirante do Almirante Lord Nelson. Muito bem mantido, o navio está comissionado e tem guarnição atribuída.
Segue-se o HMS Warrior, o primeiro navio de guerra inglês à vela e também a vapor. Um primor.
Há ainda um museu com os restos do Mary Rose, recuperados do fundo do mar.
A informação disponível na net permitiu-me constatar que actualmente existem mais navios em exposição que alqueles que existiam em 1995, quando fiz a minha visita.

Wells, Salisbury e Stonehendge

Wells
A poucos quilómetros de Bath temos Wells, coma catedral mais antiga do Reino Unido, Salisbury com as suas ruas muito antigas e pitorescas, e o mundialmente famoso monumento pré-histórico de Stonehendge.
É muito procurado no solstício de verão, mas mais pequeno do que se pode supor, mas muito bonito.

Fleet Air Arm Museum (Yeovilton)

FAA
Também próximo de Bath, à distância de uma curta viagem de autocarro, está o Fleet Air Arm Museu, em Yeovilton, o Museu da Aviação Naval, que conta com inúmeros modelos em exposição.
Um deles o primeiro Concord a voar, com toda a instrumentação que fez os primeiros testes de voo. 
Dá para ver que é um avião muito mais pequeno do que se pode supor.
P1070046
P1060003
IMG_9030
IMG_9857
IMG_8280
IMG_6822
IMG_6218
IMG_6611
IMG_9024
IMG_8268
P1050066
IMG_9938
IMG_7381
IMG_7588
IMG_7946
IMG_5717
IMG_6063
IMG_5698
IMG_5687
IMG_4678
IMG_4583
IMG_3800
IMG_4577
IMG_4464
IMG_3181
IMG_2653
IMG_3178
IMG_2399
IMG_1592
IMG_1630
IMG_1984
IMG_0500
IMG_0204
IMG_0356
IMG_0416
IMG_0377
IMG_0240
IMG_0006
IMG_4461
IMG_4248
IMG_2241
IMG_1660
IMG_0530
IMG_0677
IMG_5717
IMG_6611
IMG_6218
11Sagres
Sagres
sobre mim

Nascido em 1958, ex-oficial da Armada, ex-professor no Instituto Politécnico de Beja, dedicado a viajar sempre que possível

 

ler mais

 

Abu Dhabi   Açores   África do Sul   Alemanha   Angola   Argentina   Áustria   Bélgica   Bermudas   Birmânia/Myanmar   Bolívia   Bósnia i Herzgovina   Benim   Botswana   Brasil   Brunei   Butão   Camboja   Canárias   Chile   China   Colômbia   Creta   Croácia   Dinamarca   Dubai    Egipto   El Salvador   Emirados Árabes Unidos   Eslováquia    Eslovénia  Espanha   Essuatíni   Estados Unidos da América   Estónia   Finlândia   França   Gana   Guatemala   Grécia   Holanda   Honduras   Hong Kong   Hungria   Índia   Indonésia   Inglaterra   Islândia   Israel   Itália   Japão   Jordânia   Laos   Letónia   Lituânia   Macau   Madeira   Malásia   Marrocos   Moçambique   Mongólia   Montenegro   Namíbia   Nepal   Noruega   País de Gales   Peru   Polónia   Qatar   Quénia   RDA   Reino Unido   República Checa   Rússia   Sérvia   Singapura   Suécia   Suíça   Tailândia   Tanzânia   Territórios Palestinianos   Tibete   Togo   Turquia   Uruguai   Uzbequistão   Vaticano   Venezuela   Vietname   Zâmbia   Zanzibar   Zimbabué

© 2016 António Júlio Toucinho da Silva

bottom of page